A EDITORA DO CONHECIMENTO traz a lume mais uma obra que contribui para o resgate da memória da Umbanda. Desta vez, o pesquisador Diamantino Fernandes Trindade nos brinda com o percurso de um importante baluarte dessa religião umbandista: Capitão José Álvares Pessoa. Conhecedor profundo de todos os ramos do espiritualismo e das ciências ocultas, Capitão Pessoa, como era chamado por aqueles que se formaram sob sua orientação na Tenda Espírita São Jerônimo, uma das sete casas-irmãs da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Nessa casa, que ele dirigiu por mais de 30 anos, criou um sistema de trabalho que, sem esquecer a contribuição africana e sem enveredar pela senda do puro orientalismo, procurava alcançar o equilíbrio necessário à Umbanda.

Além de substanciais e emocionantes discursos, escreveu inúmeras matérias para jornais e revistas. Possuía uma mediunidade brilhante, e também o dom da pintura, em cujos quadros chegou a retratar os orixás. Participou de diversas exposições. Algumas de suas telas foram divulgadas na antiga revista carioca O Cruzeiro e são compartilhadas com o leitor, ao final desta obra.
Capitão Pessoa era um fervoroso devoto de Xangô e de São Jerônimo. Desfrutava da amizade do Grão-Mestre da Umbanda Esotérica, W. W. da Matta e Silva.
http://edconhecimento.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *