“Estou recebendo mais do que mereço!”

Assim Pai Ronaldo iniciou sua palestra em Porto Alegre.
Convidado pelo Centro Vida – Centro de Umbanda Caboclo Arranca Toco e Centro Espiritual dr. Adolph Fritz – dirigente: Pai Mauro de Oxossi para contar sua trajetória religiosa.

Tudo começou com um telefonema do Profº da PUC-RS Fabian Chelkanoff fazendo oficialmente o convite ao Pai Ronaldo como convidado de honra num encontro inter-religioso. Convite aceito, o profº Fabian reuniu um grupo de alunos e interessados e organizaram o evento visando promover a conciliação da Umbanda e Kardecismo focando a caridade e para que “a gente possa multiplicar isso {ensinamentos de Pai Ronaldo} para fazer um país melhor”, como afirmou sr. Claudiney Guimarães – presidente do Centro Espiritual Adolph Fritz – instituição de assessoria espiritual para enfermos.
Foram carinhosamente recebidos pelo profº Fabian e sua atenciosa esposa para um autêntico churrasco gaúcho, onde Pai Ronaldo foi recebido com muito respeito, carinho e grande consideração por todos que ali se encontravam. Em seguida ficaram em torno da mesa durante algumas horas numa prazerosa conversa, quando todos puderam se conhecer mais informalmente. Foi uma tarde realmente agradável, com pessoas encantadoras e que queriam saber cada detalhe da vida de Pai Ronaldo e de como é a rotina do Santuário Nacional da Umbanda.

Após um breve descanso e na hora marcada, Jorge Hernandez estava no saguão do hotel para levá-los ao local e em alguns minutos, Pai Ronaldo já estava novamente entre todas aquelas pessoas carinhosas e prontas para ouvir o seu relato. O médium Mauro Gil Vieira, filho de Oxossi que recebe o espírito do médium alemão dr. Aldoph Fritz desde 2015 {com a finalidade de trabalhar com a saúde, promove atendimentos coletivos pelo Rio Grande do Sul, sempre trazendo alento e esperança às pessoas e congregando muita gente}, fez a abertura do evento confessando a todos sua admiração e reconhecimento pelo trabalho do convidado de honra Babalaô Ronaldo Antonio Linares. Foi quando, sensibilizado ao receber todo o carinho do público (incluindo pessoas que viajaram quase 300km para estar ali naquela noite), Pai Ronaldo iniciou sua palestra com a frase: “Estou recebendo mais do que mereço!” afirmando ser “apenas um agente da causa {tornar conhecido o trabalho de Pai Zélio de Moraes}”, destacando a importância do papel que desempenhou Pai Zélio.

Começou seu discurso discorrendo sobre o tema da palestra “Aliança do Bem” e sua importância vital para o futuro da humanidade e para a paz mundial. Explicou a todos que a Federação Umbandista do Grande “ABC” está totalmente comprometida com essa causa e elencou rapidamente os Fóruns Inter-religiosos do qual fez parte, como por exemplo: 1º Maio 2010 latino-americano; Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz – “A Paz Interior é a base mais sólida para a Paz Mundial”; Catedral da Sé – Ato Inter-religioso no dia Internacional dos Direitos Humanos; Mulheres Religiosas; Ato Inter-religioso – “Economia a Serviço da Vida”- Hospital Santa Catarina; Marcha Contra Intolerância e Discriminação; Missa Afro na casa de Pai Benedito de Aruanda – Templo-sede da Federação Umbandista do Grande “ABC”, celebrada pelo Padre Paulo Roberto Rodrigues – Assessor da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Afro-brasileira e Pároco da Paróquia Bom Pastor de Campinas. Além destes eventos externos, o Santuário Nacional da Umbanda acolhe Seminaristas e Freiras trazidas pelo Padre Bizon para conhecer a religião e suas práticas.

Em seguida, dando continuidade a palestra, prosseguiu falando sobre como começou sua vida religiosa e sua iniciação no Candomblé, depois como chegou até Pai Zélio (fundador da Umbanda) no Rio de Janeiro e finalizou com o caminho que o levou a desenvolver o Santuário Nacional da Umbanda.

No decorrer do evento ocorreram algumas apresentações musicais que alegraram o público.

Antes e depois da palestra recebeu carinhosamente cada um dos que ali estavam para saudá-lo, abraçá-lo e tirar fotos. A cada um algumas palavras carregadas de emoção e agradecimentos. Demonstrando um enorme cuidado e carinho Jorge ainda acompanhou Pai Ronaldo para um pequeno lanche antes de deixa-lo no hotel para descansar.

Pai Ronaldo Linares participa de muitos eventos, já visitou muitas cidades e estados para disseminar os ensinamentos de Zélio Fernandino de Moraes. Como ele mesmo diz: “invariavelmente os temas abordados são: Pai Zélio; a fundação da Umbanda; minha trajetória religiosa; como fundamos o primeiro Curso de Formação Sacerdotal; como nasceu a Federação Umbandista do Grande “ABC”; como cheguei até Pai Zélio e finalmente, como idealizei e fizemos nascer o Santuário Nacional da Umbanda.

Porém, a cada evento que participo, aqui no Santuário ou pelo Brasil afora, no dia seguinte estou um pouco diferente, sou um pouco menos que eu era e um pouco mais que serei a partir de então porque de cada filho de fé que recebo um abraço, um aperto de mão ou um carinho, trago um pouco deles dentro de mim e isso é realmente transformador!”.

Para quem quiser conhecer um pouco mais trabalho do “Centro Vida – Centro de Umbanda Caboclo Arranca Toco e Centro Espiritual dr. Adolph Fritz”, acesse:

https://www.facebook.com/centroespiritualdrfritz

Pai Ronaldo Linares em Porto Alegre na Palestra: Aliança do Bem

Maria Aparecida Linares
Comunicação SANU – FUG “ABC”
Santuário: 4338-0261 / 4338-3484
Escritório SANU: 4232-4085
Escritório FUG “ABC”: 4238-5042
www.santuariosaumbanda.com.br
federacaoabc@terra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *