Por Mãe Valéria Siqueira
Terreiro de Umbanda Pai Oxóssi,
Caboclo 7 Flechas e Mestre Zé Pilintra
Críticas e sugestões:  t.u.paioxossi@hotmail.com
Fone: (011) 96375-7587

Regente masculino do Trono do conhecimento, Pai Oxóssi é o Orixá responsável pela expansão, em todos os campos da nossa vida.

A Umbanda não é uma religião estática, muito pelo contrário, é dinâmica e está em constante renovação.

O universo dos Orixás é vastíssimo e a cada novo aprendizado nossa consciência se expande, abrindo novos horizontes e, com eles, infinitas possibilidades…

O mistério de Pai Oxóssi faz parte deste processo, pois sempre que algo precisa expandir de alguma forma – seja material, financeira, intelectual, emocional ou espiritualmente – é a ele que devemos oferendar.

O brilhante Albert Einstein disse que a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta a seu tamanho original, e é verdade. Na umbanda, quando nos dispomos a aprender, seja com os guias espirituais, seja na literatura ou seja com nossas próprias experiências dentro de nossos terreiros, a expansão do raciocínio, do pensamento e consequentemente da consciência é constante.

Como dizia o saudoso Pai Rubens Saraceni, a Umbanda é a religião dos mistérios. E quanto mais buscamos, mais nos surpreendemos com a grandeza da nossa religião.

E vou mais longe: só não revelaram mais porque somos lentos nesta busca e a maioria dos umbandistas ainda não assimilou o que já foi passado. Seria como dar um automóvel nas mãos de quem não sabe dirigir…

Não tenho nada contra os que acham que o conhecimento dentro do terreiro tem que ser  passado de boca em boca, como ocorria no passado, e tenho plena convicção de que a sabedoria é superior ao conhecimento, mas é inegável a contribuição que os livros psicografados pelo Pai Rubens Saraceni e outros umbandistas trouxeram à Umbanda, pois para muitos são a única fonte onde se pode aprender algo sobre a religião.

Mas acredito que os guias esperam que façamos a nossa parte, buscando o saber para que nossa parceria com eles resulte num trabalho mais eficiente e realizador, pois quando o médium aprende sobre ervas, por exemplo, o caboclo se alegra de ver seu filho buscando novos conhecimentos, não tenho dúvidas.

Não por acaso os caboclos de umbanda são  regidos por Pai Oxóssi, pois são  doutrinadores das almas perdidas, muitas vezes por conhecimentos desvirtuados ou equivocados.

Temos caboclos atuando em todas as áreas e, independentemente dos orixás que abrem seus campos pra que eles trabalhem, todos trabalham sob o mistério vegetal de Pai Oxóssi.

O Mistério Caboclo na Umbanda é o arquétipo do homem simples, da terra, indígena ou não,  e é sem dúvida ao lado da linha dos Pretos-Velhos a mais atuante na umbanda.

Os caboclos representam a força e atuam muito no mental dos médiuns, através do chakra frontal. Dão passes, consultas, realizam trabalhos de cura através da manipulação das ervas, das quais são profundos  conhecedores.

Espíritos das mais variadas religiões e culturas se manifestam na Umbanda através do Mistério Caboclo, e seu valor para a umbanda é inestimável, pois são aguerridos no combate ao mal e no direcionamento de encarnados e desencarnados.

Sua característica direcionadora é simbolizada pela flecha, um de seus instrumentos mágicos; tanto que, quem tem olhos para ver, observa flechas energéticas serem lançadas por eles dentro dos terreiros, ora limpando e ora energizando o ambiente e as pessoas que nele estiverem.

O conhecimento é importante em todas as religiões e em todas as áreas de nossa vida, sem dúvida. Mas na Umbanda ele é imprescindível, pois ter uma explicação fundamentada sobre temas pertinentes à nossa religião é nossa principal arma pra que as pessoas entendam a universalidade dos Orixás e o porquê das nossas práticas, que nada têm de arcaicas, muito pelo contrário.

Só estudando poderemos explicar às pessoas que a Umbanda cultua os Senhores da Natureza, cujos elementos estão em nosso corpo físico, e cujas energias são essenciais à vida, como a água, o vento, o sol, a chuva, o ar etc.

Que o conhecimento nos conduza ao caminho da evolução e da ascensão, Axé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *