2018 chegou e nos trouxe uma agenda bem agitada.  Uns poucos dias de descanso para um ano todo de muito trabalho em prol de nossa religião e no cumprimento da missão que nos foi confiada.

  

preparativos para a Festa de Oxossi foram, como sempre, coloridos e saborosos. O Santuário Nacional da Umbanda recebeu a todos e lá estava ele, OXOSSI o Orixá das Matas, da fartura e do nosso sustento. Astuto, sábio e guardião dos caçadores.

O Vale dos Orixás ficou vivamente colorido para todos Caboclos se manifestarem e deixarem suas energias, seu axé para os que ali estavam.

Fevereiro iniciou a todo vapor e, logo no primeiro dia, participamos de uma reunião com o grupo formado pelo Comitê Interreligioso de Santo André.  Este encontro foi no Centro Social Heliodor Hesse – Igreja Luterana em Santo André/SP.  Fomos recebidos pelo Pastor Alberi Neumann com um agradável sorriso e um saboroso café da manhã.  Conhecemos todo o espaço, com Paulo Santos nos explicando o significado de cada elemento da igreja

Estavam presentes:
Paulo Santos – coordenador da Igreja Luterana; dra Rose Zeferino – assessora de Governo; Xamã Joel Zia – xamã; Mari Degiovanni Zia – terapeuta holística; Yalorixá Vera d’Oxum – candomblecista; Cláudio Noronha – assessor Sindicato dos Bancários; Pastor Alberi Neumann; Ademir Mendes – espírita; Babalaô Ronaldo Antonio Linares – umbandista; Maria Aparecida Calamari – comunicação SANU/FUG”ABC”.

Vários assuntos relevantes e muito necessários foram abordados e ficou estabelecido um plano de ação para que esses temas possam ser debatidos junto aos órgãos competentes. Uma agenda de atividades ficou definida e foram nomeados os responsáveis para que, na próxima reunião, já tenhamos os detalhes de cada evento a serem tratados. Entre estes eventos está o próximo Fórum Interreligioso de Santo André.

A reunião foi bem diligente e proveitosa.  O tempo passou tão rápido que, quando  nos demos conta, já era hora de encerramos.  Só posso dizer que foi uma manhã agradável e produtiva, ao lado de pessoas íntegras com visão do todo e que dedicam uma parte de suas vidas para pensar no próximo.  Que mais pessoas possam ter em mente que um país melhor só será possível quando pensarmos menos em nós mesmos e mais no ambiente e nas pessoas que estão em nosso entorno.

No sábado, dia 03 de fevereiro iniciamos – a todo vapor e com a primeira aula – o  30º Barco de Formação Sacerdotal da Federação Umbandista do Grande “ABC”. A Casa de Pai Benedito ficou tomada por novos médiuns, futuros Sacerdotes Umbandistas.  Em cada rosto que nos olhava, víamos um misto de curiosidade e expectativa.  Será uma longa jornada e  não posso dizer que será fácil.

Alguns nos deixarão ao longo do percurso, mas, até isto é esperado. São inúmeros os motivos que fazem alguns desistirem. Na maioria das vezes ainda não é o momento correto, mas, quando esse momento chega, eles retornam e cumprem sua missão. A aula é sempre iniciada com a entoação do Hino à Umbanda e é difícil não se emocionar ouvindo tantas vozes enaltecendo nossa religião. Sejam bem-vindos alunos. Em cada um, um universo; em cada um, uma história; em cada um, um desejo. Espero poder partilhar nesses meses que estaremos juntos, com todos e com cada um, um pouquinho do que a religião me ensinou.

Meu axé a vc leitor! _/|\_

Babalaô Ronaldo Linares
Santuário: 4338-0261 / 4338-3484
Escritório SANU: 4232-4085
Escritório FUG “ABC”: 4238-5042
www.santuariodaumbanda.com.br
federacaoabc@terra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *